segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

E os indicados são...


Por PauloHenrique
O dia 2 de Fevreiro chegando e com ele vamos conhecer os indicados ao prêmio máximo do cinema mundial e, principalmente, norte-americano. O Oscar.
Todos os anos é a mesma coisa. A academia de cinema hollywoodiana sempre segue o seu padrão e suas ditas ‘tradições’ anuais. Desde o começo do ano passado, após o término da cerimônia que premiou Quem Quer Ser um Milionário? Com o grande prêmio da noite, já se sabia mais ou menos quais eram os rosto e filmes que passariam ano que vem pelo palco do Kodak. Por isso, as redes de apostas já vinham tendo movimento desde então. Movimento esse que se intensificaram nesses últimos dois meses, tudo porque é quando realmente conhecemos indicados e vencedores de prêmios prévios do Oscar, como o Globo de Ouro – que premiou Avatar. O Bafta – que já divulgou a lista de seus indicados, na qual quem lidera são os filmes: Guerra ao Terror, Avatar e Educação, e os sindicatos existentes em Hollywood que já divulgaram seus vencedores.
Falando em sindicatos de Hollywood. O filme da diretora Kathryn Bigelow - à direita, (Guerra ao Terror) ganhou o prêmio no PGA (sindicato dos produtores) e nesse último dia 30 arrebatou o de melhor diretora no DGA (sendo a primeira mulher a ganhar na história). Sendo assim Bigelow vem seguindo como a mais firmada nas repectivas categorias - filme e direção.
Outros sindicatos não menos importantes são os dos atores e roteiristas, Screen Actors Guild e Writers Guild of America, que também já anunciaram seus vencedores e indicados, respectivamente. O SAG (sindicato dos atores) acabou com um duelo que já se estendia por mais de dois meses, o de Bullock (O Lado Cego) contra a ‘multi-oscarizada’ Meryl Streep (Julie e Julia) pelo favoritismo na categoria de melhor atriz. No final das contas, Sandra Bullock, é que vem agora como a grande favorita para subir no palco do Kodak e agradecer pelo prêmio.
Na categoria de melhor ator, o cantor ‘cawboy’ decadente, vivido por Jeff Bridges em “Crazy Heart” levou o prêmio, vindo agora como o grande e “imbatível” favorito para a estatueta. Mas vale lembrar-se do ano passado onde o lutador, e também decadente, interpretado pelo então sumido Mickey Rourke levou tudo que foi prêmio prévio do Oscar, mas na hora ‘H’ ele perdeu para o primeiro senador gay dos EUA, de Sean Penn. Azar? Acredito que não, pois o Penn tava muito bem no papel, mas poderiam ter dado para Rourke. Nessa a academia pecou, como faz todo o ano, pena que eles escolheram a categoria errada para isso.
Na disputas dos atores coadjuvantes a situação ta totalmente previsível. Digo isso porque os prêmios tão indo na maioria das vezes para dois únicos atores: Mo’Nique (Preciosa) e Christoph Waltz (Bastardos Inglórios). Os dois estão ganhando tudo, de Globo de Ouro à sindicato dos atores.
Já que os indicados só sairão amanhã, com o anuncio de Anne Hathaway ao lado do presidente da academia Tom Sherak, vale a baixo um ‘chutómetro’ pessoal. Lembrando que nesse ano são 10 indicados em melhor filme.

Melhor Filme
Guerra ao Terror
Avatar
Amor sem Escalas
Preciosa
Educação
Bastardos Inglórios
Distrito 9
Up Altas Aventuras
Invictus
The Messenger
Melhor Diretor (a)
Kathryn Bigelow (Guerra Ao Terror) – minha aposta para vencer.
James Cameron (Avatar)
Quentin Tarantino (Bastardos Inglórios)
Jason Reitman (Amor sem Escalas)
Lee Daniels (Preciosa) – apesar do Clint ainda poder roubar a vaga dele.
Melhor Ator
Jeff Bridges (Crazy Heart)
George Clooney (Amor sem Escalas)
Jeremy Renner (Guerra ao Terror)
Morgan Freeman (Invictus)
Tobey Maguire (Entre Irmãos)
Melhor Atriz
Sandra Bullock (O Lado Cego)
Meryl Streep (Julie e Julia)
Carey Mulligan (Educação)
Gabourey Sidibe (Preciosa)
Helen Mirren (The Last Station)
Melhor Ator Coadjuvante
Woody Harrelson (The Messenger)
Christoph Waltz (Bastardos Inglórios)
Stanley Tucci (Um Olhar do Paraíso)
Christian McKay (Me and Orson Welles)
Christopher Plummer (The last station)
Melhor Atriz Coadjuvante
Penélope Cruz (Nine)
Vera Farmiga (Amor sem Escalas)
Anna Kendrick (Amor sem Escalas)
Mo’ Nique (Preciosa)
Diane Kruger (Bastardos inglórios)

3 comentários:

O transeunte

Nossa, mas esse chutômetro é bom, hein... é quase a lista oficial... =p

Nathan Joker

faltou o filme indicado ao oscar tbm UM HOMEM SÉRIO!

Unknown

eita da lista hein... quase acertou tudo, parabéns rapaz!! eu consigo acertar uns 10 e é muito... mas eu já imaginava que "Invictus" não ia ganhar a indicação de filme... mas mesmo assim tá quase tudo certo!!!

  © Blogger template 'Portrait' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP