segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

As Várias Faces do Cinema

Por Paulo Henrique

O que viria a ser do cinema sem o pó compacto? Sem a groselha com chocolate para fazer o sangue? Ou então da massa orgânica com papel picado? Pois bem, sem esses materiais e técnicas o cinema perderia muita de sua fantasia e, principalmente, a caracterização de certo personagem ou cena.
Ainda bem que ao longo desses vários anos, técnicos, maquiadores e especialistas em efeitos visuais desenvolveram e aplicaram novas ‘tecnologias’ nos rostos dos atores e também na composição de determinada cena. Proporcionando para a tela grande cenas e, mais ainda, personagens memoráveis.
Já pensou o que seria do Exterminador de Schwarzenegger sem as placas ‘metálicas’ desenvolvidas por Stan Winston? Que espectador confundiria um australiano autêntico como Geoffrey Rush, se ele não tivesse passado por um processo de bronzeamento todos os dias antes das filmagens de “Piratas do Caribe”? E se não fosse à grande quantidade de pó, massa e outros efeitos aplicado em Danny DeVito, alguém iria chamá-lo de pingüim, em “Batman o Retorno”? São por essas e outras razões que a maquiagem na 7º arte é (foi) e sempre será de extrema importância, para que possa transmitir a verdadeira emoção do escuro do cinema. Sem falar na concretização de vilões e mocinhos (a) memoráveis por conta da maquiagem.
Selecionei alguns casos que representam bem “as várias faces do cinema”.



Quem é que não curte o Schwarzenegger robotizado falando: "Hasta la vista, baby"?

Da pra imaginar alguem, um ser vivo, com mãos de tesoura? Bem, o Burton ao lado de Ve Neill e Stan Winston imaginaram e modificaram o Depp.

Eita, essa 'Piaf' é muito feia! (antes de eu ver Cotillard) Nossa! Que atriz linda! (Acompanhando a cerimônia do oscar e vendo Cotillard com toda sua beleza francesa).


A paixão de Burton por seu vilões rende ao cinema personagens bem caricatos, como o Pinguim de "Batman o Retorno". Que é, até certo ponto, bem semelhante ao do quadrinho.

Um monte de base aqui, um bronzeamento ali, uma barba pelo canto aqui, umas lentes e manchas acolá e pronto! Tá feito o Barbosa de "Piratas do Caribe".


Esse monstrego verde que odeia o natal é o Carrey? Nossa! nunca passou pela minha cabeça. O ator Jim Carrey, conhecido pelos seus papéi hilários e exagerados na telona, passou despercebido por esse personagem em "O Grinch", onde só se sabia que era ele, quando corria os créditos finais. Maquiagem vencedora do Oscar em 2001.

4 comentários:

Unknown

Nuss... aconteceu o mesmo comigo, quando eu vi a Marion, eu não pude assistir o filme, mas vi o cartaz, achei a atriz, naquele momento, muito feia. Mas quando vi essa mulher em "Nine", eu fiquei doido, ela é linda demais, mas bota um linda ai mesmo!!! XD
o Jim carrey em "o gringh" passou por mim durante todo o filme e eu nem notei :s...
tá bem legal o blog.. parabés turmaa!!

Unknown

nuss [2]... a maquiagem muda qualquer um!!!

Unknown

legal o post, mas faltou o 'homem pálido' de "O labirinto do Fauno" e tambem o Jim Carrey em "desventuras e série"... mas essa seleção tá legal, principalmente a Cotillard, uiee!!! (hehe)

Iago Mckagan

muito foda o post, o barbossa é muito diferente tbm...a unica gafe minha foi que eu pensei que o pinguin era aquele cara da familia adamis

  © Blogger template 'Portrait' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP