sexta-feira, 12 de março de 2010

Filme de Biegelow Tocou o Terror No Oscar 2010

Por Paulo Henrique

A cada ano que passa a produção da festa do Oscar vai ganhando novos contornos, mesmo que isso seja de forma lenta. Na maioria das vezes essas novas características impostar pelos organizadores não são bem vindas. Como foi no caso da festa desse ano.
Muitos apostadores se deram mal ao jogar suas fichas em “Avatar”. A película de James Cameron perdeu em 6 categorias, levando para casa apenas 3 estatuetas (melhores efeitos visuais, fotografia e direção de arte). O mesmo número de perdas de “Avatar” foi à quantidade de ganhos de “Guerra ao Terror”, filme da ex-mulher de Cameron, Katherine Bigelow, que agora entra para a história como sendo a primeira mulher a ganhar um Oscar na categoria de melhor direção (com méritos). Ganhando, também, melhor filme.
Os atores premiados nesse ano já vinham como grandes favoritos. Foi o caso de Sandra Bullock que ganhou o Oscar de melhor atriz pelo filme “Um Sonho Possível”, porem sem grandes méritos. Jeff Bridges levou a estatueta de ator pelo filme “Coração Louco” ele, também, protagonizou o discurso mais longo e chato da cerimônia.
Na categoria de atriz coadjuvante a apresentadora Mo’nique firmou seu favoritismo e abocanhou o Oscar pelo papel de uma mãe violenta e aproveitadora em “Preciosa” (filme que também ganhou na categoria de melhor roteiro adaptado).
O austríaco Christoph Waltz levou a estatueta na categoria de ator coadjuvante interpretando o sanguinário nazista Hans Landa em “Bastardos Inglórios”.
A animação vencedora desse ano foi “Up – Altas Aventuras” que também foi vencedor na categoria de melhor trilha sonora – um prêmio totalmente merecido para Giacchino. Uma das grandes surpresas da noite foi o Oscar dado para o filme argentino “O Segredo de Seus Olhos”, uma vez que o filme alemão “A Fita Branca” vinha como o mais cotado.
A cerimônia desse ano não superou em nada as anteriores. A escolha por uma dupla de apresentadores não foi muito feliz. Os mesmo não souberam ser cômicos ao longo da festa – ta certo que há piada para americano entender, mas não houve uma ‘química’ entre os dois.
A escolha por ausentar as apresentações musicais foi um tanto errado. A apresentação do grupo de dança não foi à melhor coisa que eles poderiam ter mudado. O grupo é bom, as coreografias eram boas, mas o momento não era oportuno. O que falar das homenagens? Apenas fotos, um violão e o James Taylor? Antes eles costumavam ser mais criativos. O final com Tom Hanks chegando, falando apenas umas 10 palavras e anunciando que “Guerra ao Terror” havia ganhado o Oscar de melhor filme foi desprezível, tirou mais brilho do pouco que restava dessa categoria.
Agora é só terminar falando: Esse foi mais um Oscar, uma festa de norte-americanos. Feita para norte-americanos.

# Abaixo a lista completa do vencedores 2010

Melhor Filme
Guerra ao Terror

Melhor Direção
Katherine Bigelow - Guerra ao Terror

Melhor Ator
Jeff Bridges - Coração Louco

Melhor Atriz
Sandra Bullock - Um Sonho Possível

Melhor Ator Coadjuvante
Christoph Waltz - Bastardos Inglórios

Melhor Atriz Coadjuvante
Mo'nique - Preciosa

Melhor Roteiro Adaptado
Preciosa

Melhor Roteiro Original
Guerra ao Terror

Melhor Animação
Up - Altas Aventuras

Melhor Trilha Sonora
Up- Altas Aventuras

Melhor Canção
“The Weary Kind” - Coração Louco

Melhor Filme Estrangeiro
O Segredo de Seus Olhos - Argentina

Melhor Fotografia
Avatar

Melhor Edição
Guerra ao Terror

Melhor Direção de Arte
Avatar

Melhor Maquiagem
Star Trek

Melhor Efeitos Visuais
Avatar

Melhor Som
Guerra ao Terror

Melhor Edição de Som
Guerra ao Terror

Melhor Figurino
A Jovem Victoria

4 comentários:

O transeunte

A premiação deste ano foi bastante justa. Infeliz foi a imprensa que decidiu fazer da disputa entre Cameron e Bigelow uma briga de divorciados...

Juan

Pode crer. Essa de ex-mulher X ex-marido não teve nada haver com a premiação do oscar. Num todo a festa foi boa, gostei dos apresentadores. E realmente eu senti um ar de simplicidade a categoria máxima da noite, o Hanks chegou lá, falou um tantinho e pronto: "guerra ao terror" é o melhor filme. Como foi falado... senti essa "desvalorização" tambem.
Não consigo colocar em minha cabeça a vitoria de Bullock, ela é uma triz de um papel só, esse filme é aquele tipo de supercine, sessão da tarde, bem tosquinho mesmo, eu assisti e não gostei, me admirei de ainda não haver comentários do mesmo ai. Enfim, o bom foi que "avatar" perdeu. Mas o melhor filme em minha opninião ainda é "preciosa - uma história de esperança".

Amanda

Eu gostei do oscar desse ano, não assisti até o final, mas eu assisti ate a parte dos dançarinos e eu achei muito bom. Avatar deveria ser melhor filme!!! ¬¬

Renam

Eu não vi nada de ruim na festa desse ano. Gostei do show de dança e de quem ganhou (menos a sandra bullock) e tambem achei q foi estranho o tom hanks falando o vencedor de melhor filme.

  © Blogger template 'Portrait' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP