sexta-feira, 12 de março de 2010

Filme de Biegelow Tocou o Terror No Oscar 2010

Por Paulo Henrique

A cada ano que passa a produção da festa do Oscar vai ganhando novos contornos, mesmo que isso seja de forma lenta. Na maioria das vezes essas novas características impostar pelos organizadores não são bem vindas. Como foi no caso da festa desse ano.
Muitos apostadores se deram mal ao jogar suas fichas em “Avatar”. A película de James Cameron perdeu em 6 categorias, levando para casa apenas 3 estatuetas (melhores efeitos visuais, fotografia e direção de arte). O mesmo número de perdas de “Avatar” foi à quantidade de ganhos de “Guerra ao Terror”, filme da ex-mulher de Cameron, Katherine Bigelow, que agora entra para a história como sendo a primeira mulher a ganhar um Oscar na categoria de melhor direção (com méritos). Ganhando, também, melhor filme.
Os atores premiados nesse ano já vinham como grandes favoritos. Foi o caso de Sandra Bullock que ganhou o Oscar de melhor atriz pelo filme “Um Sonho Possível”, porem sem grandes méritos. Jeff Bridges levou a estatueta de ator pelo filme “Coração Louco” ele, também, protagonizou o discurso mais longo e chato da cerimônia.
Na categoria de atriz coadjuvante a apresentadora Mo’nique firmou seu favoritismo e abocanhou o Oscar pelo papel de uma mãe violenta e aproveitadora em “Preciosa” (filme que também ganhou na categoria de melhor roteiro adaptado).
O austríaco Christoph Waltz levou a estatueta na categoria de ator coadjuvante interpretando o sanguinário nazista Hans Landa em “Bastardos Inglórios”.
A animação vencedora desse ano foi “Up – Altas Aventuras” que também foi vencedor na categoria de melhor trilha sonora – um prêmio totalmente merecido para Giacchino. Uma das grandes surpresas da noite foi o Oscar dado para o filme argentino “O Segredo de Seus Olhos”, uma vez que o filme alemão “A Fita Branca” vinha como o mais cotado.
A cerimônia desse ano não superou em nada as anteriores. A escolha por uma dupla de apresentadores não foi muito feliz. Os mesmo não souberam ser cômicos ao longo da festa – ta certo que há piada para americano entender, mas não houve uma ‘química’ entre os dois.
A escolha por ausentar as apresentações musicais foi um tanto errado. A apresentação do grupo de dança não foi à melhor coisa que eles poderiam ter mudado. O grupo é bom, as coreografias eram boas, mas o momento não era oportuno. O que falar das homenagens? Apenas fotos, um violão e o James Taylor? Antes eles costumavam ser mais criativos. O final com Tom Hanks chegando, falando apenas umas 10 palavras e anunciando que “Guerra ao Terror” havia ganhado o Oscar de melhor filme foi desprezível, tirou mais brilho do pouco que restava dessa categoria.
Agora é só terminar falando: Esse foi mais um Oscar, uma festa de norte-americanos. Feita para norte-americanos.

# Abaixo a lista completa do vencedores 2010

Melhor Filme
Guerra ao Terror

Melhor Direção
Katherine Bigelow - Guerra ao Terror

Melhor Ator
Jeff Bridges - Coração Louco

Melhor Atriz
Sandra Bullock - Um Sonho Possível

Melhor Ator Coadjuvante
Christoph Waltz - Bastardos Inglórios

Melhor Atriz Coadjuvante
Mo'nique - Preciosa

Melhor Roteiro Adaptado
Preciosa

Melhor Roteiro Original
Guerra ao Terror

Melhor Animação
Up - Altas Aventuras

Melhor Trilha Sonora
Up- Altas Aventuras

Melhor Canção
“The Weary Kind” - Coração Louco

Melhor Filme Estrangeiro
O Segredo de Seus Olhos - Argentina

Melhor Fotografia
Avatar

Melhor Edição
Guerra ao Terror

Melhor Direção de Arte
Avatar

Melhor Maquiagem
Star Trek

Melhor Efeitos Visuais
Avatar

Melhor Som
Guerra ao Terror

Melhor Edição de Som
Guerra ao Terror

Melhor Figurino
A Jovem Victoria

domingo, 7 de março de 2010

Lançamento em DVD: Star Trek

Por O Transeunte

Antes de começar e em nome dos responsáveis pelo blog, gostaria de pedir mil desculpas pela quantidade de atualizações das últimas semanas. É, sei que estamos em falta com vocês, já que no carnaval emplacamos uma boa média de posts. Justificando a minha ausência, eu eperava a chegada do DVD que dá título a esta postagem e que considero digno de nota em relação a outros lançamentos do período.
Não preciso dizer que Star Trek, dirigido pelo afamado J. J. Abrams (Lost, Cloverfield), foi um grande sucesso de público no ano passado: conquistou tanto a parte trekker nerd e exigente (os milhares de fãs da gloriosa série clássica) quanto o público leigo (na qual me incluo). A produção assumiu o primeiro posto na lista de filmes da franquia (já que esse é o décimo primeiro filme com o selo trekkie). O diretor reuniu dois bons roteiristas, uma equipe de produção competente e um elenco equilibrado e o bom resultado nos cinemas garantiu uma continuação que atualmente está na fase de roteirização.
O lançamento do DVD para venda foi por duas vezes adiado, chegando ao mercado brasileiro no final do mês passado (23/02/10). Antes tarde do que nunca, pois vale a pena de se ter em casa. Na edição simples, o disco possui, além do filme, a opção de comentários dos produtores e dois extras muito legais: bastidores do filme e erros de gravação. Na edição dupla (aqui na minha mãozinha), o conteúdo do primeiro disco é idêntico à descrição anterior e o segundo inclui outros 4 featurettes, além de cenas deletadas. Parabéns para o excelente trabalho de dublagem que ficou a cargo do querido Guilherme Briggs (Superman, Cosmo, Brendan Fraiser...), que também empresta a voz ao jovem Spock.
No filme, temos a história de origem da U.S.S Enterprise e de seus tripulantes Jim Kirk (Chris Pine), Spock (Zachary Quinto), Uhura (Zöe Saldana), Dr. Leonard "Bones" McCoy (Karl Urban), Hikaru Sulu (John Cho), Pavel Chekov (Anton Yelchin) e Montgometry Scott (Simon Pegg), que têm os destinos reunidos diante da vingança de um romulano vindo do futuro, o Capitão Nero (Eric Bana). Além de envolver viagem no tempo, nada que vire a cabeça de quem assiste, a trama possui momentos de pura adrenalina, excelente bom humor, cenas de muita emoção e culmina com a aparição do próprio Dr. Spock mais velho (Leonard Limoy). Pra fechar, mais uma dica nerd: quem quiser saber o que esperar do "deus do trovão", vale a pena conferir a breve e emblemática performance de Chris Hemsworth (o pai de Kirk) no início do filme.

Curta o trailer e comente! BAZZINGAZZINGA! Volto em breve com mais uma dica quente!

  © Blogger template 'Portrait' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP